quarta-feira, 18 de maio de 2016

PAPO DE AMIGA: FUTURO ;-)

Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....
Tudo bem com vocês?
Eu espero que estejam lindas... s2

Hoje eu queria falar com vocês sobre Habilidades... Escolhas de Profissão...Sucesso... rsrsrs ... #CoisasdeCarol

Pessoal habilidades... vocês já pararam para pensar que nós já nascemos com algum tipo de habilidade?
Essas habilidades são chamadas de "Habilidades Natas"... ou seja ... são características que nós nascemos... simplesmente nós nascemos com elas vejam só que coisa legal... =) Algumas pessoas Falam, Outras escutam, Outras dançam, Outras tocam, Outras Observam, Outras Raciocinam, E outras Viajam...E cada pessoa tem cada uma dessas habilidades mais aflorada que as outras...

Eu sempre acreditei que para que uma pessoa tivesse sucesso em sua vida adulta muitas coisas teriam que conspirar desde a sua infância para o tal acontecimento... boas e ruins também... Mais o fator primordial para o acontecimento do tal fato (o sucesso) a principal fonte ou o canal para se chegar em tal objetivo e encontrar sua habilidade.

Sabe porque algumas pessoas se destacam mais que as outras?

É porque ela simplesmente nasceu para aquilo... 

Infelizmente nós vivemos em uma sociedade no qual não nos permite nos encontrar... 

Quando éramos crianças quantos NÃOS nos escutamos?   
E quando nos tornamos adolescentes quantas dúvidas involuntariamente as pessoas colocam em nossas cabeças?... 

Nós vivemos na era do ter e não do ser... entendem? Em que os padrões "Pré Estipulados" são as melhores fontes de renda ($)... Por exemplo: 

Vocês provavelmente já escutaram ou já receberam esse conselho...

- Seja médico, porque médico ganha muito dinheiro, e tem muito prestigio na sociedade, a final, ele salva vidas;
- Seja Advogado, por que advogado ganha muito dinheiro, e é uma pessoa muito importante;
- Seja Bancário, por que bancário é uma profissão de carreira;
- Seja Engenheiro, seja Arquiteto....

E seja isso seja aquilo, aquilo-outro...

Poxaaaaa... até me lembro quando eu estava no terceiro colegial em meio a um turbilhão de dúvidas, acontecimentos, provas, trabalhos... O quanto eu fui pressionada para escolher uma profissão... E sabem de uma coisa? Esqueceram de me perguntar do que eu mais gostava... "/... E o que eu realmente queria...

E pior...

Esqueceram de me perguntar se eu realmente estava pronta pra tamanha responsabilidade, a responsabilidade de decidir o que eu faria pra vida toda...

Esqueceram de me apresentar possibilidades... Não que eu não pudesse pesquisar... Mais quando se está em dúvidas a gente não sabe nem por onde começar... 

A principal questão... E acho até que deveria se tornar pauta de escola... É que eles (os educadores, os pais, os responsáveis) deveriam começar a trabalhar os adolescentes bem antes dos três últimos anos da escola... 

Sim ....focar em vestibular em matérias e na física da PQP, também é importante... Mais também seria muito importante mostrar para eles o mundo de verdade... e as profissões como elas realmente são... e o que fazem os profissionais e como fazem... e a partir daí, ajudá-los a identificar suas principais habilidades, sejam elas voltadas para o caminho de exatas ou de humanas... Porque muitos até então não sabem... Eu não sabia. =)

Porque se a gente sabe do que gosta (Mais de humanas ou mais de exatas) E quais profissões são do que... fica muito mais fácil escolher... fica muito mais interessante e dificilmente nós erraríamos em nossas escolhas...

Eu por exemplo.... fiz Secretariado Executivo Trilingue, caí de gaiato no curso como eu contei na minha história aqui (https://coisasdecarolcarol.blogspot.com.br/2015/09/secretariando.html)  e depois na continuação dela aqui (https://coisasdecarolcarol.blogspot.com.br/2015/09/secretariando-continuacao-da-minha.html)e não digo que não gostei do secretariado. Mais dentro do meu curso eu tive algumas matérias voltadas para Psicologia e eu percebi o quanto esse ramo de atividade me fascina... o quanto me instiga...e o quanto eu fico animada quando estou pesquisando a respeito.

Tanto é que meu TCC de secretariado foi super voltado para psicologia... rsrsrsrs ... O tema que eu escolhi foi "Inteligência Emocional" ... 

Como vocês podem perceber nos outros posts... Eu não tenho dificuldades em falar sobre sentimento, comportamento, analise... apesar de ser muito leiga no assunto e falar sobre coisas pelas quais eu passei... Eu me identifico...

Então "Não se sintam culpados por não saber o que fazer da vida." aos 17 anos... E muito menos culpados por não saberem aos 20,30, 40... Se não estiverem prontos não comecem um curso só por começar... Experimentem coisas novas... procurem por experiências que agreguem suas ideias, sua personalidade... Conversem com profissionais da área para qual está pensando em seguir... Se possível tente passar um dia com eles e veja sua rotina na integra, até porque na teoria tudo é muito lindo, na prática as coisas mudam um pouquinho... Não deixem que a opinião alheia afastem vocês do seus objetivos... 

Eu conheço tantas experiências que tinham tudo pra dar errado e deram mais do que certo... um exemplo besta... Olha só os YouTubers??

Só nunca deixem de sonhar e perseguir seus ideais... uma hora dá certo... tem que dar....  O que der errado só servirá de experiência para quando o certo chegar ;-))

Por hoje é isso... falei até de mais né... kkk... mais eu gosto e espero que gostem também... 

Bjos, fiquem com Deus e até a próxima... ;-))
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário